Serviços inovadores

Programa I

Casa segura

Objetivo: envelhecer com segurança, autonomia, independência e bem-estar.

Se algum dia foi a um serviço de urgências de um hospital decerto reparou na quantidade de pessoas que ali estavam porque sofreram alguma queda em casa.

Na verdade, as nossas casas não estão preparadas para o nosso envelhecimento. Existem demasiados perigos e riscos escondidos que podem provocar ou potenciar acidentes ou doenças que podem levar a incapacidades permanentes ou até à morte.

Mas ninguém encoraja a prevenção, só a intervenção - quando já aconteceu um acidente ou uma doença - e aí pode ser demasiado tarde.

Neste programa trabalhamos a raiz dos problemas e a prevenção primária - prevenção de fatores de risco que podem levar a acidentes ou doenças - para que a casa estimule a sua segurança, autonomia, independência, saúde e o seu bem-estar.

Programa II

Envelhecimento ativo e saudável

Objetivo: continuar a ser ativa/o e saudável pelo maior número de anos possível.

Um estudo recente da Universidade de Stanford revelou que os primeiros sinais de envelhecimento humano começam aos 34 anos. Envelhecer faz parte da vida.

Mas a velhice não resulta inevitavelmente num declínio da saúde e na invalidez, se for planeada e trabalhada com cuidado e com antecedência.

Neste programa trabalhamos os pilares do envelhecimento ativo e saudável propostos pela Organização Mundial da Saúde - a segurança, a participação, a aprendizagem e a saúde - para que tenha uma vida significativa.

Programa III

Envelhecimento em casa e na comunidade

Objetivo: envelhecer bem junto de pessoas que conhece, que a/o respeitam e que lhe querem bem.

Uma casa e uma comunidade seguras, saudáveis, que promovam a autonomia, a independência e o bem-estar são fundamentais no processo de envelhecimento.

Continuar a viver em casa e na comunidade deve ser sempre a primeira opção, desde que a casa e o ambiente sejam adaptados para atender às necessidades específicas do envelhecimento.

Neste programa trabalhamos de forma integrada todas estas dimensões para que tenha a capacidade de continuar a viver em sua casa e na sua comunidade ao longo do tempo e de forma independente.

ENVELHECER BEM É UM DIREITO HUMANO ESSENCIAL